23 de Maio de 1932 – MMDC – 80 anos.

Em: Informativo

23 mai 2012

Esta é a primeira de uma série de postagens que faremos sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, que irá completar este ano seu 80° aniversário.  Foi a maior luta armada em território brasileiro no século 20 sendo o 9 de Julho  a mais importante data cívica, e orgulho dos paulistas. É caso raro, senão único, de revolução na história do Brasil que é comemorada pelos vencidos.  Historiadores apontam dezenas de acontecimentos que antecederam e influenciaram sua deflagração, mas o período mais dramático começou partir da revolução de 1930,  e 23 de maio de 1932 foi o estopim para o estouro da revolução em 9 de Julho.

A data de 23 de maio é especialmente significativa para nossa cidade porque um ”M” do MMDC é Joseense : Euclides Bueno Miragaia, que  nasceu em São José dos Campos em 21 de abril de 1911.  Tinha 21 anos e estudava em São Paulo quando no dia 23 de maio de 1932 houve enfrentamento do povo, que exigia a promulgação de uma nova Constituição Federal com a polícia getulista,  que acabou com quatro estudantes mortos: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Das iniciais dos 4 formou-se a sigla MMDC, que passou a ser o símbolo da revolta dos Paulistas e, em 9 de julho, da Revolução Constitucionalista.  A lei 2.430, de 20 de junho de 2011, inscreveu os nomes de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, no Livro dos Heróis da Pátria.

Em inúmeras cidades do Estado de São Paulo, ruas praças e avenidas receberam os nomes da sigla MMDC, das datas de 23 de maio, de 9 de julho, e dos quatro heróis.  Um dos cartões postais de São Paulo é o obelisco do Ibirapuera onde estão seus corpos. No bairro do Butantã a Rua MMDC é cruzada pelas Ruas Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo - Aqui em São José dos Campos temos a Av. Euclides Miragaia, a Av.Nove de Julho, a Av. 23 de Maio, e um obelisco para o MMDC na Orla João Vitor Guzzo Strauss ao lado da Av. São José, no centro.

Veja as fotos dos obeliscos de São Paulo, de São José dos Campos e de propagandas da revolução de 32 :

Obelisco de São Paulo - Ibirapuera Obelisco de São Paulo – Ibirapuera

Obelisco de S.J.Campos – Orla João Vitor Guzzo Strauss

4 comentários em 23 de Maio de 1932 – MMDC – 80 anos.

Oscar Strauss Filho

maio 25th, 2012 as 12:05

Caro Joacir,muito bom este post. Nos orgulha muito.

Oscar Strauss Filho

clubejos

maio 26th, 2012 as 15:28

Agradeço muito pelo elogio, imerecido, e que se torna ainda mais gratificante por vir do Oscar nosso colega do Clube , que vem levantando preciosas informações sobre a Revolução de 1932 e do envolvimento dos Joseenses com ela. Contamos com o Oscar para mais matérias sobre o assunto.

Eduardo

julho 9th, 2012 as 10:56